Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr TSE
Reprodução/Flickr TSE

O ministro Luiz Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou na manhã desta quinta-feira (5) que o Brasil ganhou aproximadamente dois milhões de novos eleitores em 2022. De acordo com o presidente da Casa, 2.042.817 jovens de 16 a 18 anos de idade tiraram seu título de eleitor.

Para o magistrado, o fato de que mais de dois milhões de adolescentes “poderão comparecer às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto” é “animador”. "A Justiça Eleitoral, senhoras e senhores, não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança e diplomar os eleitos", completou Fachin.

Leia mais: Bolsonaro veta mais um projeto que visava o investimento na cultura

Subvariante XQ, junção de duas linhagens da ômicron do coronavírus, é registrada em SP

"Um reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do jovem eleitor, entre 14 e 18 de março e que teve adesão espontânea dos partidos, da sociedade civil e de toda a sociedade brasileira a este movimento. O engajamento da sociedade foi refletido em números", acrescentou o ministro.

Ao levar em consideração os dados apontados pelo presidente do TSE, houve um aumento de 47,2% com relação ao mesmo período há quatro anos. Se comparado com os menores de idade que tiraram seu título de eleitor em 2014, o número é 57,4% maior.

Fachin também elogiou o papel do jornalismo na disseminação de informações verdadeiras e no combate às fake news. "Destaco a importância da imprensa livre, respeitada, dos profissionais respeitados, não agredidos, da imprensa livre e do acesso à informação do poder de exercer seu papel", concluiu.