Notícias

Ministério da Defesa pede que TSE divulgue sugestões das Forças Armadas para as eleições

Nos últimos oito meses, as Forças Armadas questionaram o Tribunal 88 vezes sobre supostas fragilidades no sistema eleitoral; TSE respondeu 81


05/05/2022 17h37

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou nesta quinta-feira (5) um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, pedindo que sejam divulgados os questionamentos e sugestões das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral.

Nos últimos oito meses, as Forças Armadas questionaram o TSE 88 vezes sobre supostas fragilidades no sistema eleitoral. Do total, o TSE respondeu 81 solicitações, o restante são indicações para melhorias no processo eleitoral.

A maior parte dos questionaram seguem o mesmo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que coloca em dúvida o processo das urnas e do processo eleitoral. O TSE já afirmou que todo sistema é seguro e não oferece riscos. 

Leia mais: Diretor da CIA pediu para Bolsonaro não questionar sistema eleitoral, afirma agência de notícias

Na última quarta-feira (4), o jornal O Estado de S. Paulo divulgou que os questionamentos constam em cinco ofícios enviados e assinados pelo general de Divisão do Exército Heber Garcia Portella, que participa da Comissão de Transparência do TSE. Quatro solicitações já foram respondidas pelo TSE.

Segundo o ministro, as sugestões feitas pelas Forças Armadas devem ser divulgadas para dar "maior transparência e segurança ao processo eleitoral" e "estimular o debate entre a sociedade acerca do aperfeiçoamento" do sistema eleitoral.

"Com a finalidade de cumprir a obrigação legal e de conferir a maior transparência possível aos atos da gestão pública e em face da impossibilidade de ver concretizada a reunião solicitada por este Ministro a Vossa Excelência, venho, por meio deste expediente, propor a esse tribunal que os. Documentos ostensivos relacionados à CTE sejam amplamente divulgados, conjuntamente, pelo Ministério da Defesa e por essa Corte Eleitoral, haja visto o amplo interesse público no tema em questão", argumenta.

Leia também: “Nosso governo não tem denúncias consistentes sobre corrupção”, diz Bolsonaro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escolas Técnicas de São Paulo promovem atividades durante a Semana Paulo Freire

Ministério da Defesa pede que TSE divulgue sugestões das Forças Armadas para as eleições

“Nosso governo não tem denúncias consistentes sobre corrupção”, diz Bolsonaro

PGR pede que STF envie investigação sobre Milton Ribeiro para Justiça Federal de Brasília

Diretor da CIA pediu para Bolsonaro não questionar sistema eleitoral, afirma agência de notícias