Notícias

Aras afirma que MPF tem como prioridade esclarecer caso de estupro em Terra Yanomami

Uma adolescente de 12 anos foi abusada e morta na comunidade Yanomami, em Aracaçá, em Roraima


05/05/2022 18h23

O procurador-geral da República, Augusto Aras, comentou nesta quinta-feira (5) sobre o relato de que uma menina de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, em Aracaçá, em Roraima. Em nota, o PGR afirmou que o MPF tem como prioridade esclarecer o caso e fornecer respostas ao povo Yanomami.

Segundo relatos da comunidade Yanomami, a menina foi abusada por garimpeiros. A denúncia do caso foi realizada por Júnior Hekurari Yanomami, líder indígena e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana.

Leia mais: Apib aciona STF contra garimpeiros e pedem mais proteção ao Povo Yanomami

Segundo Júnior Hekurari em uma rede social, “os garimpeiros a violentaram, estupraram, e isso ocasionou o óbito. O corpo da adolescente está na comunidade”. O caso teria acontecido no final de abril.

“Esclarecer o que realmente aconteceu nesse caso é uma prioridade para o MPF. Todas as providências estão sendo adotadas para que, não apenas os indígenas, mas toda a sociedade receba essas respostas”, diz Augusto Aras.

Junior Hekurari Yanomami ainda afirmou que a comunidade Yanomami em Aracaçá foi encontrada queimada e que não havia ninguém no local.

A PGR trabalha em conjunto com a coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), Eliana Torelly. Além disso, A Polícia Federal (PF), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) estão investigando o caso.

"Informações referentes aos desdobramentos do caso têm sido repassadas diariamente à 6CCR, que, juntamente com o procurador-geral, atua para, por exemplo, garantir as medidas e os recursos necessários para viabilizar o trabalho de apuração", declarou o PGR.

Segundo Aras, é importante “serem respeitados os procedimentos e etapas da investigação oficial, única via capaz de assegurar a elucidação do caso" e ainda apontou aspectos como a localização remota para explicar a complexidade da investigação.

Leia também: ‘Lamento, mas acontece todo dia’, diz Damares sobre estupro de menina Yanomami

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aras afirma que MPF tem como prioridade esclarecer caso de estupro em Terra Yanomami

Brasil registra 137 mortes por Covid-19 em 24h, mas média móvel permanece abaixo de 100

Linhas Cruzadas desta quinta-feira (5) discute se devemos boicotar os russos

Escolas Técnicas de São Paulo promovem atividades durante a Semana Paulo Freire

Ministério da Defesa pede que TSE divulgue sugestões das Forças Armadas para as eleições