O assessor sênior da Presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, disse que os comentários de Lula são uma tentativa de distorcer a verdade. "O ex-presidente brasileiro fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente pela guerra. São tentativas da Rússia de distorcer a verdade. É simples: a Rússia traiçoeiramente atacou a Ucrânia. Guerra clássica de destruição e ocupação", escreveu Podolyak em um tuíte, sem dar mais detalhes.
O ex-presidente Lula (PT) disse em entrevista para a revista Time — publicada na quarta-feira (4) — que a Rússia nunca deveria ter invadido a Ucrânia. Mas afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, tinha tanta culpa quanto o líder russo Vladimir Putin pela guerra.
O petista, também disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deveria ter feito mais para evitar a guerra e acusou o norte-americano de estimular o conflito.
Leia também: Rodrigo Pacheco diz que veto de Bolsonaro na Lei Aldir Blanc pode ser derrubado no Congresso
Os comentários de Lula indicam que nenhum dos dois principais candidatos à eleição presidencial de outubro devem colocar muita pressão sobre Putin e a Rússia, que chama suas ações na Ucrânia de uma "operação especial" para desarmar o país.
Leia também: Linhas Cruzadas desta quinta-feira (5) discute se devemos boicotar os russos
REDES SOCIAIS