Reino Unido promete apoio à Suécia e Finlândia contra ameaças russas
Desde o início do conflito na Ucrânia, o Kremlin ameaça os dois países por demonstrarem vontade de entrar na Otan
11/05/2022 14h53
O primeiro ministro britânico Boris Johnson prometeu apoiar a Suécia e a Finlândia contra possíveis ofensivas da Rússia. A declaração foi dada nesta quarta-feira (11) antes dele embarcar em uma viagem para os dois países.
As três nações irão assinar um acordo de segurança mútua. Segundo Johnson, a guerra na Ucrânia e as ameaças do governo russo contra os países foram as principais motivações para essa colaboração.
“Este acordo é sobre os países estarem juntos, afirmando nossa amizade e nossa parceria, e nossa disposição de defender e apoiar um ao outro”, disse o primeiro-ministro britânico em coletiva de imprensa.
Os líderes dos países não deram muitos detalhes sobre o acordo, porém, o Reino Unido não negou a possibilidade de fornecer armas nucleares à Suécia.
Leia também: UE suspende recomendação de uso de máscara em voos e aeroportos
“Isso é algo que geralmente não comentamos, mas o que deixei claro é que cabe a qualquer uma das partes fazer um pedido, e levamos isso muito a sério”, informou Johnson.
Finlândia e Suécia devem decidir nos próximos dias se irão se juntar à Otan, aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Os governos dos dois países passaram a considerar o ingresso após a ofensiva militar russa contra a Ucrânia.
REDES SOCIAIS