Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Se tem uma coisa que é sinal de alerta para mães e pais de pets é quando eles começam a apresentar um comportamento incomum, ficam cabisbaixos, se alimentam menos ou até mesmo deixam de querer brincar. O que pode parecer uma reação repentina, algumas vezes, pode estar conectado a uma série de fatores emocionais.

Antes que a saúde emocional do nosso pet reflita em sua saúde física ou se torne motivo de preocupação, manter um ambiente saudável, independente de espécie ou raça, pode estar a nosso alcance. Mãe de pet e dona do perfil 'Os Paulistinhas', que produz conteúdos informativos e de entretenimento sobre pets, Carolina Botelho menciona cinco passos importantes para manter uma relação saudável com os bichinhos de estimação.

Leia Também: Cachorro invade campo e faz xixi no gramado em jogo do Colo Colo

1 - Momentos de carinho com o pet: Pode parecer óbvio, mas se lembrar de manter esse vínculo afetivo e de presença é fundamental. Conviva com o seu pet, faça brincadeiras, interaja até mesmo no momento da alimentação. Esses momentos juntos são a base de tudo.

2 - Atenção com a alimentação: Ofereça ao seu pet uma alimentação de qualidade e mantenha hábitos alimentares saudáveis. Garanta que estejam sendo proporcionadas vitaminas, minerais e todos os suprimentos para uma boa qualidade de vida

3 - Se lembre da hidratação: Cuidados básicos também podem ser melhorados. Além de garantir que tenha sempre água disponível, busque dar água potável e tratada. Da mesma forma, quando estiver muito calor, adicione água gelada para ajudar a resfriar o corpinho deles. Espalhar potes pela casa também facilita a hidratação do seu pet.

4 - Enriquecimento ambiental: Promova o enriquecimento ambiental no momento das refeições. Ou seja, ofereça comedouros interativos de modo que possa simular a caça na natureza para se alimentar. Esse hábito colabora para a saúde mental do pet.

5 - Faça amizades: A interação entre pets é super saudável e fundamental não só para socialização como para saúde emocional do pet. Frequentar espaços e promover encontros para além do seu ambiente comum e pessoas da família deve fazer parte da rotina. Praças, parques e brinquedotecas são ideais para esses convívios.

Leia Também: Por que o Dia da Abolição da Escravatura é relembrado em 13 de maio?