Notícias

Crianças que passam muito tempo no videogame têm QI mais alto, diz estudo

Estudo realizado por cientistas de universidade holandesa apontou que assistir televisão ou vídeos online não tem o mesmo efeito nos índices de inteligência


14/05/2022 05h40

O número cada vez maior de horas dedicadas por crianças em jogos de videogame pode preocupar mães e pais, porém um novo estudo indica um efeito positivo dos videogames para os mais novos: eles são capazes de aumentar a inteligência.

Leia mais: Rosi Campos estará no Provoca com Marcelo Tas nesta terça-feira (17)

O estudo foi realizado pelos pesquisadores da Universidade de Amsterdam, na Holanda, e do Instituto Karolinska, na Suécia, publicada na revista Scientific Reports nesta semana.

A pesquisa concluiu que, em média, a criança passa uma hora por dia jogando videogames e, durante dois anos, aqueles que aderiram à prática por mais tempo apresentaram um aumento de aproximadamente 2,5 pontos de QI maior em relação aos demais.

Por outro lado, o hábito de assistir à televisão ou a vídeos online, que ocupou cerca de 2 horas e meia do dia das crianças, e a utilização das redes sociais, que ocupou cerca de meia hora, não apresentaram diferenças significativas no índice de inteligência estipulado pelos cientistas.

Para chegar a esse resultado, eles analisaram dados e conduziram testes com 5.374 crianças em dois momentos: um quando elas tinham idades de 9 e 10 anos e dois anos depois, quando elas tinham 11 e 12. Nas sessões, foram avaliadas habilidades cognitivas gerais para medir o índice de inteligência, um parâmetro criado pelos pesquisadores.

Leia também: Corpo de promotor paraguaio assassinado na Colômbia é repatriado

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de promotor paraguaio assassinado na Colômbia é repatriado

“Nós não somos descendentes de escravos, como dizem os livros escolares”, afirma Ivan Lima

André Mendonça suspende cobrança do Confaz sobre o ICMS do diesel

STF forma maioria contra dossiê antifascistas do Ministério da Justiça

Polícia de Israel usa força para reprimir manifestantes no enterro de jornalista palestina