Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram STF-Supremo Tribunal Federal
Reprodução/Instagram STF-Supremo Tribunal Federal

O Congresso promulgou a emenda à Constituição que eleva a idade máxima de indicados a tribunais superiores, que passa de 65 para 70 anos. A sessão aconteceu no plenário do Senado nesta terça-feira (17).

Os presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins acompanharam a cerimônia presencialmente.

O novo limite de idade destacado na emenda abrange a escolha de ministros do STF, STJ, Tribunal de Contas da União, tribunais regionais do Trabalho, tribunais regionais federais, Tribunal Superior do Trabalho e servidores civis do Superior Tribunal Militar.

Leia Também: TSE e Telegram anunciam acordo para combater fake news nas eleições

O mínimo de idade para o ingresso em tribunais regionais federais e tribunais regionais do Trabalho é 30 anos de idade. Nas outras cortes, a idade passa para 35 anos.

Parte dos parlamentares defendem que a emenda serve como uma espécie de adequação à regra conhecida como "PEC da Bengala", de 2015, responsável por aumentar de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores.

De acordo com o deputado Cacá Leão (PP-BA), autor da proposta, juízes e desembargadores que completam 65 anos deixavam de ter acesso aos tribunais e, por não terem perspectiva de crescimento na carreira, grande parte acaba se aposentando precocemente.

Leia Também: Brasil registra 229 mortes por Covid-19 em 24h e ultrapassa marca de 665 mil óbitos na pandemia