O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciaram na manhã desta quarta-feira (18) uma colaboração para o combate à desinformação durante o período das eleições.
A parceria tem como objetivo diminuir a circulação de informações falsas durante a corrida eleitoral. Os presidentes do STF, ministro Luiz Fux, e do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, estavam presentes no anúncio. Alexandre de Moraes, vice-presidente do TSE e integrante do STF, que será o presidente durante o pleito, também esteve no evento.
A colaboração faz parte de um programa criado em agosto de 2021 pelo presidente do STF, Luiz Fux. Além das Cortes, universidades públicas, entidades de classe, associações da sociedade civil e startups fazem parte do núcleo que busca promover ações que combatam a propagação da desinformação.
“A importância da união de esforços entre a Justiça Eleitoral e os demais órgãos do Poder Judiciário na construção de um ambiente informacional saudável e transparente, mediante o desestímulo à criação e à disseminação de afirmações falsas e discursos de ódio". diz o trecho sobre a parceria.
O STF e o TSE devem utilizar os canais de comunicação oficiais para a propagação de informações corretas sobre as eleições deste ano.
Leia também: Governo de SP abre estação Pedro II do metrô para abrigar moradores de rua
REDES SOCIAIS