Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um estudo publicado na revista cientifica Nature nesta quarta-feira (18) indicou que pessoas não vacinados contaminadas pela variante ômicron da Covid-19 não desenvolvem anticorpos efetivos contra outras cepas da doença.

Dessa maneira, os estudos refutam argumentos de que quem se contamina com Covid-19 não precisa tomar vacina por já ter anticorpos contra a doença.

Para chegar na conclusão, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de camundongos infectados com uma cepa do vírus que não contém mutações importantes (WA1) e também com as variantes delta e ômicron. Foi possível observar que a contaminação pela ômicron gerou uma resposta imune menor em comparação aos outros dois.

Uma semana depois dessa primeira análise, as amostras foram verificadas novamente e foi possível notar que camundongos infectados pela ômicron induziram somente a neutralização do vírus da própria variante.

Leia também: Pfizer planeja enviar à Anvisa dados para terceira dose da vacina contra Covid-19 em crianças

Nas amostras de camundongos infectados com a variante delta foi possível notar uma neutralização efetiva contra o WA1, as variantes alfa, beta e delta, e alguma neutralização contra ômicron.

Dez dias após essas obersavações, os pesquisadores compararam os resultados obtidos na primeira fase dos testes com dez pessoas não vacinadas que se recuperaram da ômicron. Da mesma forma que aconteceu com os camundongos, as amostras com humanos mostraram uma neutralização somente contra a variante ômicron.

Já as amostras de pessoas que foram vacinadas e que haviam sido infectadas pela ômicron ou pela delta mostraram altas taxas de neutralização para todas as amostras dos vírus isolados.