O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais neste sábado (21) para afirmar que não assinará a Medida Provisória (MP) sobre taxação em compras por aplicativos. A decisão vai contra os desejos do ministro Paulo Guedes (Economia).
"Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos de comércio virtual como Shopee, AliExpress, Shein, etc como grande parte da mídia vem divulgando", escreveu.
Também ressaltou que a solução para combater irregularidades nesse tipo de comércio é com “fiscalização, não o aumento de impostos”.
Nas últimas semanas, Guedes defendeu o chamado digitax (imposto para compras digitais), que seria um “equalizador do jogo”.
Na última quinta-feira (19), o ministro explicou no seminário "Perspectivas econômicas do Brasil", promovido pela Arko Advice e o Traders Club, que sua equipe está trabalhando nesse imposto em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
"Tem todo tipo de fraude lá (mundo digital), mas queremos que a regra do jogo seja igual para todo mundo. É uma fraude porque falsifica o valor do bem. Tem algo acontecendo e que temos que olhar. Acho que estamos entrando no mundo digital cada vez mais”, falou.
REDES SOCIAIS