Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada na Câmara dos Deputados agitou as redes sociais nos últimos dias. De autoria do deputado federal General Peternelli (União Brasil/SP), o projeto propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas brasileiras. 

O projeto estava na pauta da Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) desta terça-feira (24), mas foi retirada após trabalho da oposição. 

Na primeira etapa, os deputados irão analisar apenas os aspectos técnicos da PEC, que é saber se o texto fere algum principio constituição.

Em caso de aprovação na CCJ, a proposta será encaminhada a uma comissão especial para discussão do mérito. Apenas depois desse processo, é que a proposta irá para debate no plenário da Câmara dos Deputados.

Como funciona as mensalidades nas universidades

Atualmente, as universidades públicas são gratuitas para todos os alunos e esse direito é garantido pela artigo 206 da Constituição Federal.

Nenhum estudante aprovado em universidade pública, independentemente de renda, raça, cor ou gênero, paga mensalidade nestas instituições.

Leia também: “Bolsonaro sabe quais pressões está sofrendo. Então, segue o baile”, diz Mourão sobre troca na Petrobras

O que propõe a PEC

A PEC 206.2019 propõe alterar um trecho da Constituição para estabelecer a cobrança de mensalidade para os alunos. Porém, a gratuidade deverá ser mantida para estudantes que não tiverem recursos suficientes.

Para decidir quem paga ou não, a universidade deverá criar uma comissão especial para análise das gratuidades. O corte de renda será definido pelo Poder Executivo.

Veja a reação da PEC nas redes sociais: