Notícias

Estação Livre desta sexta-feira (27) celebra o Dia Mundial da África

Sob o comando de Cris Guterres, edição inédita conta com Rincon Sapiência, Tadeu Kaçula e Nádia Ferreira


25/05/2022 13h13

No Estação Livre desta sexta-feira (27), Cris Guterres visita a casa do rapper Rincon Sapiência. O artista fala sobre as influências africanas em sua música, no comportamento e as descobertas que fez durante suas viagens para o continente africano. A edição inédita homenageia o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, e vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

No estúdio, Cris recebe o sociólogo e sambista Tadeu Kaçula e a empresária guineense Nádia Ferreira.­ “Quando a gente pouco conhece a nossa própria história, a gente também vai conhecer muito pouco a história do continente africano, que tem 100% de influência na formação da nossa sociedade”, afirma Tadeu.

Leia também: Governo do Estado de São Paulo anuncia mutirão para zerar filas cirúrgicas

“Quando se conta a história do continente africano sempre se conta a partir da escravidão. Nunca se conta a história da África através de seus conhecimentos, sabedorias, da tecnologia, de desenvolvimento que o europeu importou”, acrescenta a guineense Nádia Ferreira.

O programa apresenta também reportagens sobre o Quilombo Barra Dois, na Bahia; a banda Höröyá, de São Paulo, que tem três integrantes senegaleses; e Afrika Academy, uma consultoria para atender empresas e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a África.

Leia também: Chuvas em Pernambuco: Deslizamento mata uma pessoa e fere outras três em Olinda

Rumo ao final, a edição fala sobre a Lei 10.639, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio no país. E ainda visita o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado de São Paulo anuncia mutirão para zerar filas cirúrgicas

Alemanha recomenda quarentena contra varíola dos macacos

Chuvas em Pernambuco: Deslizamento mata uma pessoa e fere outras três em Olinda

Dia Nacional da Adoção: Saiba quantas crianças estão na fila e como funciona o processo de adoção

2,9 milhões de pessoas se identificam como homossexuais ou bissexuais no Brasil, diz IBGE