Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Antonello Veneri /AVSIBrasil-Divulgação
Antonello Veneri /AVSIBrasil-Divulgação

A exposição fotográfica “Acolhidos: O Percurso da Venezuela à integração no Brasil”, assinado pelo italiano Antonello Veneri, chega em São Paulo na próxima sexta-feira (27). O acervo reune imagens da trajetória de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração econômica e social após atravessar a fronteira, a partir de histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima.

"Ao visitar a exposição, o público acompanha a história de uma viagem carregada de sentimentos, de dignidade e de muita esperança. Mas, mais do que isso, a mostra permite algo ainda mais profundo e intenso, que é a experiência de olhar e ser olhado, por meio dos retratos. Eu gosto muito dessa troca. Estamos vivendo um período de grandes migrações no mundo e, dentro destas viagens, são os rostos, através dos retratos, que nos marcam. Me permito dizer que há também a minha história de migrante acolhido pelo Brasil, neste percurso", explica Veneri.

Além das fotografias, o visitante poderá ler depoimentos de refugiados e desfrutar de elementos audiovisuais que proporcionarão uma reflexão sobre migração e acolhimento no Brasil.

Para coletar todo esse material, Veneri cruzou a fronteira com a Venezuela, visitou os abrigos da Operação Acolhida, em Roraima, e percorreu diversas cidades, como Brasília, Concórdia e Seara, no Oeste catarinense, todos lugares que receberam grupos de venezuelanos.

Leia também: Brasil Jazz Sinfônica abre vagas para novos músicos

Para quem se antecipar e visitar a exposição logo nos primeiros dias, poderá conhecer a mostra junto com o próprio fotógrafo. Nos dias 27, 28 e 29 de maio, Veneri realizará visitas guiadas e apresentar a exposição para visitantes, em dois horários (10h às 12h e das 15h às 17h).

A exposição tem a curadoria de Benedetta Fontana e é realizada pela AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA.

Vale lembrar que a exposição chega em São Paulo após o sucesso da mostra em Brasília em 2021, que contou com mais de 15 mil visitantes.

SERVIÇO: Exposição ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Local: Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo). Lobby centralEndereço: Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo;

Período: 27 de maio a 26 de junho de 2022;

Horário: Segunda à sexta (8h às 20h). Sábados, Domingos e Feriados (10h às 18h);

Entrada: Gratuita; 

Classificação etária: livre.