Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Convidado da bancada do Jornal da Cultura da última quarta-feira (26), o filósofo Luiz Felipe Pondé criticou o projeto que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil, também conhecido como “homeschooling”.

“Os defensores do homeschooling no Brasil falam: ‘tem milhares de famílias que poderiam dar formação em casa’. Que milhares de famílias são essas? Talvez umas quatro? Pelo menos metade das famílias brasileiras não tem nenhuma condição de dar aula em casa. Não tem espaço físico, não tem internet decente, não tem comida decente, não tem ambiente familiar minimamente funcional”, comentou Pondé.

O projeto, de autoria do deputado Lincoln Portela (PL-MG), foi aprovado com urgência na Câmara dos Deputados na última semana. Em contrapartida, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já manifestou que não tratará com urgência a análise do projeto.

Leia Também: Cobrança de mensalidade nas universidades públicas é "uma solução meio porca", diz Pondé

A escola não é só um espaço de transmissão de conteúdo. A escola é um ambiente onde você vai criar vínculos, você vai entrar em contato com outras pessoas, professores, colegas, que inclusive podem ajudar você a suportar a família que tem”, disse o filósofo.

Pondé também afirmou que o debate sobre a educação domiciliar é “tipicamente americano”. “Acho que é um assunto um pouco deslocado. Nos Estados Unidos você tem uma outra cultura, uma outra história, aqui é muito diferente”, completou.

Assista ao comentário de Luiz Felipe Pondé sobre o projeto que regulamenta o "homeschooling" no Brasil:

Leia Também: Cortella sobre "homeschooling": "Deveria ser alternativa última na impossibilidade de frequência à escola"