Prefeitura de São Paulo volta recomendar o uso de máscara em locais fechados
Decisão não obriga o cidadão usar; decisão acontece após aumento no número de casos na capital paulista
01/06/2022 17h15
A prefeitura de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados para a proteção contra a Covid-19. Apesar da determinação, não retornou com a obrigatoriedade. A decisão foi tomada após reunião entre técnicos da Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira (1º).
O principal argumento usado pelos técnicos é o aumento de testes positivos de Covid-19 nas últimas duas semanas. Na semana epidemiológica 17, entre 24 e 30 de abril, a taxa de positividade foi de 4%, enquanto em 30 de maio, a positividade foi de 18%, informou a administração municipal.
Vale lembrar que a capital já segue a recomendação estadual e indicar o uso de máscaras em escolas. Além disso, a proteção facial também segue obrigatório em unidades de saúde e em transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô.
Outra preocupação das autoridades é com internações. No último mês, houve um aumento de 251,8% de pacientes em hospitais. O total saltou de 56 para 197, tanto em leitos comuns quanto na terapia intensiva.
Leia também: STF recomenda uso de máscaras nos ambientes da Corte
A prefeitura também ressaltou que a vacina contra a covid-19 está disponível para quem não completou o ciclo vacinal, ou deixou de tomar as doses de reforço.
REDES SOCIAIS