Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o projeto de lei que buscava a mudança do nome “Dia do Índio” para "Dia dos Povos Indígenas". A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU).
Ao alegar que "não há interesse público na alteração", o presidente da República também coloca que não há “fundamentos robustos para sua revisão”, uma vez que a Constituição Federal utiliza o termo “índios”.
O texto havia passado pelo Senado Federal no dia 4 de maio. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto ainda em dezembro de 2021. A data é comemorada no dia 19 de abril.
Leia mais: Atirador mata quatro em centro médico em Tulsa
Número de mortos em decorrência das chuvas no Grande Recife chega a 122
Formuladora do PL 5.466/2019, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) destacou anteriormente que a "alteração tem o objetivo de ressaltar o valor das populações para a sociedade brasileira".
Há pouco mais de dois meses, o chefe do Executivo recebeu medalha do mérito indigenista, concedida pelo ministro da Justiça, Anderson Torres. A honra geralmente é dada àqueles que trabalham em prol dos povos indígenas e lutam por sua proteção.
REDES SOCIAIS