Notícias

Parlamentares pedem para TCU investigar corte de verbas para o programa Alimenta Brasil

Grupo de políticos querem saber os motivos para o desmantelamento do programa no momento que a fome aumenta no país


08/06/2022 17h58

O senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) junto com os deputados federais Felipe Rigoni (União Brasil/ES) e Tabata Amaral (PSB/SP) pediram para o Tribunal de Contas da União (TCU) uma investigação sobre o corte no orçamento do programa Alimenta Brasil.

Os parlamentares querem saber os motivos do governo federal cortar o orçamento para este programa, sendo que a fome atingiu os maiores números da história recente do Brasil.

O Alimenta Brasil tinha como objetivo a compra da produção agrícola familiar e doação de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Sem a verba do programa, empresas encerraram suas atividades e projetos assistenciais reduziram a qualidade da comida oferecida para famílias carentes.

No pedido, o grupo de políticos afirmaram que o corte do orçamento "reverbera em diversas instâncias e impacta de forma negativa especialmente a população mais vulnerável consequências atingem o direito básico à alimentação e isso tem como efeito o expressivo aumento da fome nos últimos anos".

Leia também: STF decide que empresas devem dialogar com sindicatos antes de fazer demissão em massa

De acordo com uma pesquisa de Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil publicada nesta quarta-feira (8), 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF decide que empresas devem dialogar com sindicatos antes de fazer demissão em massa

STJ decide que convênios não precisam cobrir tratamentos fora da lista da ANS

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Motivado por denúncia da PGR, STF retomará julgamento de Roberto Jefferson no dia 17

Cientistas fazem mapa detalhado do fundo do mar da Antártida