"Por que os povos indígenas têm tanta dificuldade em demarcar suas terras?", questiona Possuelo
Em resposta sobre demarcação de terras e a ação do marco temporal, o indigenista diz que "Estado brasileiro nunca foi favorável aos povos indígenas"
13/06/2022 23h17
O Roda Viva recebe, nesta segunda-feira (13), ex-presidente da Funai, indigenista e ativista social Sydney Possuelo.
Em pergunta da apresentadora Vera Magalhães, o indigenista Sydney Possuelo demonstra sua indignação referente ao marco temporal e a constante prorrogação na demarcação das terras indígenas.
"Sydney, você falou várias vezes que o Artigo 231.1 da Constituição manda demarcar e delimitar as terras indígenas e o presidente disse que 'não vai demarcar nenhuma terra indígena' durante o mandato dele. Tem uma discussão tanto no congresso quanto no Supremo Tribunal Federal a respeito do marco temporal para essas ações. Como você vê essa discussão?", questiona a jornalista.
Leia também: Sydney Possuelo diz que invasores "se sentem protegidos pela Presidência"
O indigenista começa sua fala dizendo que o marco temporal é uma ação contrária aos povos indígenas, "o levantamento que fizemos — e eu vou ter que ser obrigado a voltar na questão Yanomami — esses povos estão naquela região entre Brasil e Venezuela fazem pelo menos três mil anos", esclarece.
"Fazendo uma comparação, qualquer cidadão brasileiro que fica pelo menos cinco anos em um pedaço de terra, ele tem o direito de usucapião e consegue a propriedade. Por que os povos indígenas têm tanta dificuldade em ver demarcar suas terras? (...) Isso é uma dessas coisas terríveis que eu digo que o Estado brasileiro nunca foi favorável aos povos indígenas".
Leia também: “Estado está dando proteção aos bandidos”, diz Possuelo sobre desmonte de órgãos ambientais
O ex-presidente da Funai finaliza dizendo que apesar de alguns governos se ligarem mais nas pautas indígenas, nenhum deles atendeu totalmente as necessidades dos povos.
Participam da bancada de entrevistadores Bruno Torturra, editor-chefe do Greg News, o jornalista, ex-correspondente e escritor Andrew Downie, Eliane Trindade, editora da Folha Social+, do jornal Folha de S.Paulo, a jornalista do Valor Econômico Daniela Chiaretti, e Giovana Girardi, jornalista de ciência e meio ambiente e apresentadora do podcast Tempo Quente.
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS