Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe, nesta segunda-feira (13), ex-presidente da Funai, indigenista e ativista social Sydney Possuelo.

A repórter Giovana Girardi pergunta sobre as ameaças de invasores e o enfraquecimento da Funai (Fundação Nacional do Indígena) nos últimos anos. 

"Você começou sua primeira resposta dizendo que todo mundo que trabalha na região está sujeito a riscos. Você mesmo sofreu ameaças naquela região. O que mudou de lá pra cá, desde que você começou a ter contato com essa região? (...) Mas, o poder da Funai diminuiu também?", questiona a jornalista. 

Leia também: Ex-presidente da Funai critica exploração ilegal no Vale do Javari: “Usam como se fosse o quintal de casa”

"O que eu acho que mudou, fundamentalmente, foi que esses homens que invadiam e sempre invadiram, tiveram beneplácito das autoridades.", diz Possuelo em resposta, e acrescenta: "Hoje, eu penso, para mim é muito claro, que esses homens se sentem mais afoitos, porque eles se sentem protegidos — estão protegidos — pela presidência da República, que desde o início tem falado que não iria demarcar", relembra o indigenista. 

Sydney Possuelo ainda fala sobre demarcação, relembrando o caso dos povos Yanomamis — recentemente atacados por garimpeiros — pontuando a força que o sente com os discursos do presidente Jair Bolsonaro, que potencializa a invasão. "O que eu acho que mudou foi a ação clara e favorável aos invasores na terra indígena", finaliza sua fala. 

Participam da bancada de entrevistadores Bruno Torturra, editor-chefe do Greg News, o jornalista, ex-correspondente e escritor Andrew Downie, Eliane Trindade, editora da Folha Social+, do jornal Folha de S.Paulo, a jornalista do Valor Econômico Daniela Chiaretti, e Giovana Girardi, jornalista de ciência e meio ambiente e apresentadora do podcast Tempo Quente.


O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.