Notícias

“Assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips causa dor e indignação”, diz Lula

O pré-candidato à presidência lamentou o caso “está ligado ao desmonte de políticas de proteção aos indígenas”


16/06/2022 16h28

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin divulgaram nota lamentando as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

“A confirmação do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips é uma notícia chocante, que nos causa dor e indignação. Nossa primeira palavra é de solidariedade aos familiares, amigos e amigas do indigenista e do jornalista”, diz a nota.

Leia mais: PF investiga cinco pessoas envolvidas na morte de Dom Phillips e Bruno Pereira

Na quarta, Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", confessou envolvimento no assassinato do indigenista e do jornalista. Pelado foi preso pelas autoridades na semana passada e levado aos locais de buscas. Ele indicou a localização de onde restos humanos foram encontrados pela Polícia Federal.

“Bruno e Dom dedicaram a vida a fazer o bem. Por isso percorreram o interior do Brasil, ajudando, protegendo e contando a vida, os valores e o sofrimento dos povos indígenas.O mundo sabe que este crime está diretamente relacionado ao desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas. Está diretamente relacionado também ao incentivo”, completa a nota.

Nesta quarta-feira (15), o superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Eduardo Alexandre Fontes, afirmou que mais pessoas estavam envolvidas no crime. A PF investiga cinco pessoas.

Lula voltou a falar sobre o tema durante evento que ocorreu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

"É importante a gente nunca esquecer que não são os índios que estão ocupando a nossa terra. Foram os portugueses que ocuparam a terra deles em 1500. Portanto, a demarcação da terra indígena é um compromisso moral e ético daqueles que são humanistas", acrescentou.

Leia também: “Nossos sentimentos aos familiares”, diz Bolsonaro sobre morte de Dom Phillips e Bruno Pereira

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula critica fala de Bolsonaro sobre armas: "Cretinice"

Russo se passa por brasileiro para entrar no Tribunal Penal Internacional, diz jornal

Bolsonaro diz que Jesus "não comprou pistola porque não tinha na época”

TCU cita 11,7 milhões de vacinas que vencem em julho no estoque do Ministério da Saúde

“Nossos sentimentos aos familiares”, diz Bolsonaro sobre morte de Dom Phillips e Bruno Pereira