O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (16) mais um caso de varíola dos macacos. É o sexto registro no país. Segundo a nota, o caso foi notificado pelo estado de São Paulo e confirmado por exame RT-PCR pelo Instituto Adolf Lutz.
O paciente mora em Indaiatuba, interior de São Paulo, tem 28 anos e histórico de viagem para a Europa. O jovem está em isolamento domiciliar e tem quadro clínico estável.
O país registrou, até o momento, seis casos de varíola dos macacos: quatro deles em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Outros casos estão em investigação.
Os sintomas da doença costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
O vírus em questão é do gênero Orthopoxvirus, que pertence à família Poxviridae. Na maioria das vezes, a doença acontecia no centro e no oeste da África. No entanto, recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.
REDES SOCIAIS