Notícias

Mendonça define que ICMS de combustíveis deve ser igual em todo o país

O ministro também pediu à Petrobras que envie os documentos e atos internos que foram usados para determinar os preços nos últimos 60 meses


17/06/2022 15h44

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça determinou, nesta sexta-feira (17) que as alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis devem ser iguais em todo o país a partir do dia primeiro de julho.

Leia mais: PF diz que não há mandante por trás da morte de Bruno Pereira e Dom Phillips

A liminar determina que a base de cálculo do imposto para os combustíveis seja fixada pela média de preços praticados nos últimos 60 meses.

A decisão de Mendonça foi tomada a partir de um pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), que sustentava que a aprovação do convênio do Confaz, que é o Conselho Nacional de Política Fazendária, "causou perplexidade", porque as normas dão continuidade a um "sistema de tributação disfuncional, federativamente assimétrico e injustamente oneroso para o contribuinte".

A decisão diz que o ministro tentou realizar uma conciliação, em uma reunião com os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ministro da AGU, Bruno Bianco; a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo; a Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino e os 27 secretários estaduais e Distrital de Fazenda.

O ministro também pediu à Petrobras que envie os documentos e atos internos que foram usados para determinar os preços nos últimos 60 meses e o material vai ficar sob sigilo.

Leia também: Chefe do Dnit de RR diz que não recebe emendas da bancada roraimense

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF diz que não há mandante por trás da morte de Bruno Pereira e Dom Phillips

“É uma traição com o povo brasileiro”, diz Bolsonaro sobre reajuste da Petrobras

Dom Phillips e Bruno Araújo: Relembre cronologia do caso

Novo porta-aviões com tecnologia de ponta é inaugurado na China

FDA aprova vacinas da Pfizer e da Moderna em bebês a partir de seis meses nos EUA