O Ministério da Saúde faz planos para aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas acima de 18 anos. Informação é do próprio ministro Marcelo Queiroga em entrevista à Folha de São Paulo.
"Em 2021, aplicamos duas doses de vacinas. Em 2022, essa deve ser a tendência. Todavia tem a análise técnica, que precisa ser superada", afirmou Queiroga.
A principal diferença da campanha de vacinação deste ano para do ano passado será a forma como a população será convocada. Após a aprovação técnica, o ministro planeja chamar todos acima de 18 anos para serem vacinados. Em 2021, a chamada foi escalonada.
"Se houver a aprovação [da quarta dose] para os adultos acima de 18 anos, todos que tomaram a dose de reforço há mais de quatro meses estariam aptos", disse Queiroga.
Leia também: Duas pessoas morrem em naufrágio de barco em Capitólio (MG)
Atualmente, a quarta dose foi liberada apenas para pessoas acima de 50 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos, como pessoas com câncer e transplantados.
Estagnação da cobertura vacinal
O governo enfrenta um momento delicado da vacinação contra a Covid-19. Há uma estagnação da cobertura vacinal e uma enorme quantidade de doses que estão perto de suas validades.
Quase 28 milhões de doses perderão a validade nos próximos dois meses. São ao menos 26 milhões de unidades da Astrazeneca e 1,92 milhão da Pfizer.
REDES SOCIAIS