O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Márcio França, pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSB.
Tayguara Ribeiro, jornalista do jornal Folha de S.Paulo, questiona o pré-candidato sobre a desigualdade racial na política "um dos principais gargalos é financiamento de campanha" e, relembra compromisso de Fernando Haddad, também pré-candidato ao governo de São Paulo, sobre ter uma "cota racial" dentro do seu gabinete, "o senhor, se eleito, faria esse tipo de medida também?".
Leia também: "Na democracia eu confio no processo eleitoral", diz candidato Márcio França
"Eu tive oportunidades na minha vida, escolhi um desembargador negro, um candidato a vice-prefeito negro, e uma coronel negra" disse candidato respondendo a questão.
E, ainda complementou dizendo que "temos claramente uma sociedade que atou de uma maneira racista, e isso provocou que não tenhamos o mesmo número de brancos e negros nos tribunais, nas câmaras, nos pontos chaves". França se diz favorável a um gabinete plural e, assim como Haddad, assume o compromisso de escolha baseada na diversidade política e social.
A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Ferraz (repórter de política do jornal O Estado de S.Paulo), Cesar Felício (editor de política do jornal Valor Econômico), Rodrigo Piscitelli (repórter da TV Cultura), Tayguara Ribeiro (repórter do jornal Folha de S.Paulo) e Victoria Abel (repórter da Rádio CBN).
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Leia também: “Não somos o PT e temos pensamentos diferentes”, diz França sobre aliança entre Lula e Alckmin
Márcio França é o 2º pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições 2022 a participar do Roda Viva; veja como foi:
REDES SOCIAIS