Arte e Cultura

São João no Tabuleiro começa nesta quinta (23) com apresentações de quadrilhas e bumba-meu-boi

Evento no Instituto Galba Novaes, em Maceió, tem cidade cenográfica para o público e acontece até o dia 30 de junho


23/06/2022 15h23

O festival de quadrilhas juninas, de bumba-meu-boi e o concurso de coco de roda, que constam oficialmente na programação do São João de Maceió, começam nesta quinta-feira (23), véspera de São João. O evento acontece no polo do Tabuleiro do Martins, estruturado no Instituto Galba Novaes de Castro.

O público que se interessar por uma festa junina poderá prestigiar as apresentações dos grupos, além de tirar fotos na cidade cenográfica que foi montada na área externa do local. O evento por lá segue até o dia 30 de junho, sempre das 18h às 22h, e será realizado em parceria com a Organização Arnon de Mello (OAM).

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) divulgou que as apresentações serão divididas por folguedos. Dos dias 23 a 25, será a vez das quadrilhas juninas (ao todo são 11 grupos no salão). De 26 a 29 de junho, vai ser realizado o concurso de coco de roda.

Leia também: Randolfe Rodrigues diz que reuniu assinaturas para CPI do MEC

De acordo com Roberto Calheiros (Betinho), líder do coco de Roda Reviver e tesoureiro da Liga dos Grupos de Coco de Roda de Alagoas, serão 20 grupos que vão se revezar nas apresentações em dois dias. Os seis primeiros que obtiverem as maiores notas nesta fase eliminatória passam à final, no dia 29. Todos ganharão um troféu.

“Cada grupo vai se apresentar durante 25 minutos, mais ou menos, e serão avaliados por um corpo de jurados pela coreografia, figurino, animação e temática, por exemplo. O nosso concurso é realizado há 10 anos e estamos numa expectativa muito grande após este tempo parado por causa da pandemia. Somos de Bebedouro e mobilizar a comunidade para torcer por nós se configura em uma enorme satisfação”, relatou Betinho.

Leia também: Menina de 11 anos vítima de estupro consegue realizar aborto, informa MPF

A Prefeitura de Maceió garantiu ajuda de custo no valor de R$ 4 mil por cada grupo de coco de roda que vai se apresentar no polo do Tabuleiro do Martins. Eles foram contemplados no edital São João 2022 da FMAC, assim como os quadrilheiros.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos