Notícias

Cármen Lúcia classifica como “grave” possível interferência de Bolsonaro em investigação no MEC

Ministra ainda pediu um posicionamento da PGR sobre pedido para investigar presidente sobre o fato


28/06/2022 17h58

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que vê “gravidade” nas denúncias contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma suporta interferência nas investigações de corrupção no Ministério da Educação. Diante desse cenário, ela enviou nesta terça-feira (28) um pedido de apuração do caso à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Vale ressaltar que o envio à PGR é praxe nesse tipo de caso, pois cabe ao Ministério Público analisar se há indícios para abrir uma investigação.

"Considerando os termos do relato apresentado e a gravidade do quadro narrado, manifeste-se a Procuradoria-Geral da República", escreveu a ministra em despacho.

A Polícia Federal investiga se pastores teriam intermediado a liberação de recursos do MEC. Na última semana, o ex-ministro Milton Ribeiro foi preso, mas foi solto após uma decisão da Justiça.

Leia também: Homicídios aumentam na Amazônia, na contramão do resto do país

Em uma interceptação telefônica feita pela própria PF, Ribeiro disse a uma filha que Bolsonaro havia lhe relatado "pressentimento" de que poderia ser usado para atingir o presidente.

"Hoje, o presidente me ligou. Ele está com um pressentimento novamente de que podem querer atingi-lo através de mim, sabe?. Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa, sabe? Bom, isso pode acontecer, se houver indícios, mas não há porquê”, disse Ribeiro.

Com base nessa e em outras gravações, o Ministério Público pediu autorização da Justiça para apurar se houve interferência de Bolsonaro nas investigações.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos