Notícias

"Estão gostando da baixa dos combustíveis?", pergunta Bolsonaro

O presidente se refere à PEC que limita o percentual do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica


01/07/2022 18h24

O presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou nesta sexta (1°) se os seus apoiadores presentes estavam gostando da redução no preço dos combustíveis e disse que o crédito pela proposta de redução de ICMS nos combustíveis é de seu governo.

“Eu pergunto a vocês, estão gostando da baixa dos combustíveis? Há pouco me culpavam pelo aumento, quando baixa, muitos se calam. É um trabalho nosso. Começou com o governo federal abrindo mão dos seus impostos”, afirmou.

O presidente se refere à PEC que limita o percentual do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica. O projeto prevê a limitação entre 17% e 18% da alíquota do ICMS sobre os respectivos itens. Agora, os governos estaduais não podem mais cobrar uma porcentagem superior à determinada pelo texto. Diversos estados cobravam uma alíquota próxima aos 30%.

“Agora chegou a vez dos 27 governadores do Brasil. Uma lei sancionada por nós há pouco obrigou que se estabelecesse o teto dos impostos estaduais. A maioria dos governadores já começou a reduzir o preço dos impostos estaduais. Infelizmente, os nove governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução de impostos estaduais. Não querem colaborar conosco. Não se preocupam com a sua população. Querem arrecadar de vocês, cada vez mais extorquir o contribuinte brasileiro", completou o presidente. 

Governadores de pelo menos 10 estados brasileiros anunciaram a redução ICMS sobre combustíveis: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Em São Paulo, por exemplo, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) reduziu o imposto na última quarta-feira (27) No estado, o percentual passou de 25% para 18%.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias para que o presidente Jair Bolsonaro, a Câmara e o Senado prestem explicações sobre a lei que limitou a cobrança do imposto. 

Rosa Weber atendeu a uma ação dos governadores dos Estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Distrito Federal. Eles argumentam que a lei é inconstitucional.

“Doze governadores entraram na Justiça. Desses 12, todos os nove do Nordeste, inclusive o da Bahia. Mas a força da lei se fará presente, essa redução se fará de uma forma ou de outra”, afirmou Bolsonaro. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos