Neste domingo (3), o Ministério da Saúde confirmou 76 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, presente no Distrito Federal (1), e nos estados do Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (2), Rio Grande do Sul (2), Ceará (2), Rio de Janeiro (16) e São Paulo (52).
A pasta do governo federal segue monitorando os casos junto às secretarias estaduais, observando os infectados e aqueles que tiveram contato com os mesmos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não declara esse tipo de varíola como uma emergência no cenário internacional. Autoridades sanitárias comentam que o contágio do vírus é menos do que a Covid-19, da mesma forma que casos graves da doença.
Os indivíduos contaminados com a varíola dos macacos apresentam os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão.
A contaminação pode ocorrer através de contato com animais, troca de fluidos corporais, materiais contaminados, úlceras, lesões, feridas na boca, da mãe para o feto na placenta, durante ou após o parto.
REDES SOCIAIS