Conheça as novidades do novo passaporte brasileiro
14/07/2022 12h36
Além de identificar o portador em outros países com maior segurança, com o passaporte o viajante leva o Brasil para o mundo. O novo modelo apresenta entre as alterações as figuras flora e a fauna do Brasil, se tornando mais seguro contra fraudes.
Idealizado pela Casa da Moeda do Brasil em parceria da Policia Federal e o Ministério das Relações Exteriores, pela primeira vez o passaporte retrata a identidade da nação homenageando todos os estados. O documento atente aos padrões exigidos pelos órgãos internacionais de controle. Conheça as novidades:
Capa
A capa voltará a ter o brasão da República no lugar das estrelas do Cruzeiro do Sul. Também há a estilização da bandeira nacional em relevo seco timbrado na lateral direita. O novo item agrega maior segurança.
As regiões do Brasil são homenageadas em todas as páginas internas, que passam a ter mais cores, através de ícones dos biomas e da cultura local.
Veja imagens: WebStory: Veja as novidades do novo passaporte brasileiro
Páginas
Já nas páginas há um aumento, passando de uma para 13 diferentes ilustrações, que representam a flora e a fauna do país. Todas as regiões do Brasil são homenageadas nas páginas internas, que passam a ter mais cores, através de ícones dos biomas e da cultura local.
A página com os dados do titular passa a ter uma foto em preto e branco formada com dados biométricos, além da imagem colorida tirada na hora de fazer o documento.
Quando passa a valer?
A produção do novo passaporte atualizado começa no mês de setembro, de acordo com o Ministério da Justiça. A última atualização aconteceu em 2015, quando passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além do prazo de validade passar para 10 anos.
A troca de passaporte para o novo não será obrigatória, ela só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de 10 anos.
Valor
A taxa para emissão continuará no valor atual de R$ 257,25 para o passaporte comum.
Já nos casos de urgência, o valor passa para R$ 334,42. O custo também aumenta caso o titular deixe de apresentar o documento vencido.
REDES SOCIAIS