Notícias

Ministro Alexandre de Moraes prorroga inquérito das milícias digitais por mais 30 dias

A investigação foi aberta em julho de 2021 e apura organização criminosa digital


12/07/2022 20h36

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias o inquérito que investiga a organização de milícias digitais criadas para atacar as instituições democráticas. O despacho foi assinado no dia 6 de julho e publicado nesta terça-feira (12).

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de julho de 2022), o presente inquérito”, escreveu o ministro.

Leia mais:  Bolsonaro liga para família de petista assassinado

É a quarta prorrogação das investigações, que já haviam sido prolongadas em outubro de 2021 e janeiro e abril deste ano.

De acordo com as investigações, a organização criminosa tem como um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente as que possam se contrapor, de forma constitucionalmente prevista, a atos ilegais ou inconstitucionais, como o STF e o Congresso Nacional.

Em maio, Morais decidiu juntar inquérito das milícias digitais e a investigação sobre declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito da segurança das urnas eletrônicas.

Leia também: “Oportunismo político”, diz Rodrigo Pacheco sobre notícia-crime no STF

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos