Número de adolescentes que dizem não ter amigos aumenta no Brasil, diz pesquisa
Meninas das escolas públicas são as principais afetadas; situação é mais grave no Distrito Federal, que apresenta números acima da média nacional
17/07/2022 10h41
Números da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgado na última semana mostraram que o número de adolescentes entre 13 e 15 anos que dizem não ter amigos aumentou. O problema atinge 3,2% dos estudantes das escolas públicas e particulares do país.
Uma das situações mais graves acontece no Distrito Federal, pois possui números superiores a média nacional. Entre 2012 e 2019, o índice de jovens sem amigos passou de 3,2% para 4,4%.
O levantamento também mostrou que esse problema atinge mais as meninas. Entre elas, o índice variou de 1,8% para 5%, em 7 anos.
A tendência é reversa entre os meninos. O número de estudantes do sexo masculino que dizem não ter amigos caiu de 4,9% para 3,8% entre 2012 e 2019.
Leia também: Avião de carga cai na Grécia e deixa oito mortos
Outro dado que chamou atenção foram as diferenças entre estudantes da rede pública e privada. No Distrito Federal, por exemplo, 5,6% dos adolescentes da rede pública dizem não ter amigos, contra 0,7% das escolas particulares.
REDES SOCIAIS