Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Um levantamento feito pela plataforma de cupons de descontos Cupom Valido, com dados da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), revelou que o Brasil possui a segunda conta de luz mais cara do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia.

O estudo ainda mostrou que os brasileiros estão pagando mais em suas contas de luz do que turcos, chilenos, portugueses e até eslovacos.


A pesquisa levou em consideração custo de 200kWl e a renda per capta de cada um dos países. Dessa maneira, o brasileiro gasta, em média, 25% do seu orçamento apenas para a energia.

Leia também: Amazônia e Cerrado responderam por 89,2% do desmatamento no Brasil em 2021, diz relatório anual do MapBiomas

Atualmente, a conta de luz do brasileiro pode ser dividia em duas partes: 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia, já os outros 46,5% são taxas, furtos, impostos e ineficiências.

Se levar em consideração apenas o furto de energia, a estimativa de perda em 2022 será de mais de R$ 5,4 bilhões.

Indo na contramão do Brasil, Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça são os países com as contas de luz mais baratas do mundo.