Pacheco confronta Bolsonaro e reitera confiança nas urnas eletrônicas
Presidente repetiu ataques contra sistema eleitoral brasileiro; políticos e pré-candidatos também contestaram as falas
18/07/2022 20h42
O Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e do Senado, disse nesta segunda-feira (18) que a segurança das urnas eletrônicas e a lisura das eleições no Brasil "não podem mais ser colocadas em dúvida".
Após o presidente Jair Bolsonaro promover um encontro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, para repetir suspeitas sem provas e já esclarecidas sobre as urnas eletrônicas, o parlamentar divulgou nota reafirmando a confiabilidade do sistema eleitoral.
“Uma democracia forte se faz com respeito ao contraditório e à divergência, independentemente do tema. Mas há obviedades e questões superadas, inclusive já assimiladas pela sociedade brasileira, que não mais admitem discussão. A segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida", afirmou Rodrigo Pacheco em nota divulgada à imprensa.
Leia também: Senador Randolfe Rodrigues vai ao TSE contra Bolsonaro
O presidente do Senado também disse que não há razão para os questionamentos sobre o sistema eleitoral, e que é "ruim para o Brasil sob todos os aspectos". Pacheco voltou a dizer que o Congresso, eleito pelo sistema eletrônico, tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado confiável e escolhido pela população.
No evento desta segunda, Bolsonaro também atacou o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos ministros Edson Fachin (presidente do Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outros políticos como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB-MS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também comentaram, nas redes sociais, as declarações de Jair Bolsonaro durante o encontro com embaixadores.
REDES SOCIAIS