PF deflagra operação que usava funcionários de aeroporto para tráfico de drogas
Mais de 100 policiais federais cumprem 47 mandados judiciais em São Paulo
19/07/2022 09h26
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Bulk para combater organização criminosa que usava funcionários de aeroporto de São Paulo para tráfico internacional de drogas.
Policiais federais cumprem mandados expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal em Guarulhos (SP), sendo 23 são mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão.
As medidas acontecem, simultaneamente, nos municípios de São Paulo, Sorocaba, Guarulhos e Praia Grande. Também é cumprido um mandado em Portugal, determinado pelo Poder Judiciário, em virtude de difusão vermelha transmitida pela Interpol, após representação da Polícia Federal.
Leia também: Governo abre crédito suplementar para o Ministério do Trabalho de R$ 1,5 bilhão
Foram determinados, ainda, o sequestro de todos os bens imóveis e de veículos, bem como de todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome dos investigados. Esses recursos chegam a aproximadamente R$ 53 milhões.
A investigação teve início em 2021 e, durante o período, foram apreendidos 887,5 kg de cocaína em nove eventos: três em Guarulhos, dois em Lisboa, um em Frankfurt e três em Amsterdã.
A organização criminosa atuava cooptando funcionários e prestadores de serviços de aeródromo para que introduzissem carregamentos de cocaína no interior de aeronaves comerciais que realizavam voos regulares.
Leia também: Ministro Gilmar Mendes cria comissão para discutir a redução do ICMS
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de reclusão.
REDES SOCIAIS