Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Revitalizada durante a pandemia, a Casa + Sustentável, retorna com visitas presenciais. A programação apresenta dez atrações, todas com o objetivo de ensinar de forma lúdica o uso consciente de energia e água.

Construída em 2009, fica localizada na sede do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em Americana (SP).

Entre as atividades, está a “Sala Fontes de Geração”, que mostra, através de uma brincadeira em bicicletas, qual lâmpada consome menos energia. São três tipos diferentes: A incandescente, a fluorescente e a LED. Ao pedalar, o visitante aprende qual é a mais sustentável. O banheiro é um outro espaço que aponta a produção sustentável de energia e água por meio de diferentes tipos de chuveiros, torneiras e válvulas de descarga.

Leia também: “Petrobras vai achar seu rumo agora”, diz Bolsonaro

O “Cinema Sensorial” leva os visitantes a uma viagem no tempo para ver a origem do universo que aconteceu junto com a história da água e da energia. Já na parte externa, é possível conferir sistemas que garantem a captação da chuva, o uso de energia solar e renovável.

Os espaços possibilitam a acessibilidade para que todos usufruam das atividades e interações. Os conteúdos audiovisuais contam com legendas, e pessoas com deficiência visual têm à sua disposição um aplicativo de visita guiada em tablets. Além disso, toda a visita se baseia numa proposta de experiência multissensorial.

Leia também: Extreme E firma parceria com franquias Forza para PC e Xbox

Além das famílias, crianças poderão participar de visitas de instituições de ensino e pesquisa (nível técnico e superior). A organização exigirá comprovante de vacinação contra a Covid-19.

As atividades são gratuitas para escolas públicas de Educação Básica. Para escolas da rede privada e demais instituições, as visitas poderão ter um custo, a ser determinado a partir de janeiro de 2023. Para solicitar o agendamento de uma visita, acesse Casa PC+ Sustentável PCJ (agua.org.br).

Com a expectativa de receber 30 mil pessoas em dias diferentes para tours presenciais, o espaço contou com investimentos de R$3 milhões da CPFL Energia mais recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em colaboração do Instituto Akatu.