Estados Unidos registram primeiro caso de poliomielite após quase uma década
Até o momento, o que se sabe é que o paciente não transmite mais a doença e que ele não foi vacinado
22/07/2022 11h51
Os Estados Unidos confirmaram um caso de poliomielite nesta quinta-feira (22), após quase 10 anos do último registro da doença no país, o último foi em 2013.
Notificação ocorreu no condado de Rockland, em Nova York, e maiores detalhes sobre o paciente ainda não foram divulgados. Até o momento, o que se sabe é que ele é adulto, não transmite mais a doença e não foi vacinado.
As autoridades explicaram que esse registro é um “indicativo de uma cadeia de transmissão de um indivíduo que recebeu a vacina oral contra a poliomielite (OPV)”, a famosa vacina de “gotinha” que não é oferecida nos EUA desde 2000.
Poliomielite no esgoto de Londres
Em junho deste ano, encontraram o vírus na rede de esgoto de Londres, no Reino Unido. A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) acredita que ele retornou para a região por algum indivíduo vacinado no exterior com uma forma viva do microrganismo.
O que é poliomielite?
A doença é contagiosa e causada pelo poliovírus. Os sintomas vão de um resfriado comum a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia dos membros inferiores e até mesmo a morte. O risco é maior em crianças com menos de cinco anos não vacinadas.
Leia mais: Programa da Nasa que levará astronautas à Lua tem teste no dia 29 de agosto; Comitiva brasileiras vai aos EUA pedir respaldo para o resultado das eleições de outubro
REDES SOCIAIS