A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, informou que o presidente do Chile, Gabriel Boric, ofereceu seu país como sede para as negociações de paz entre o Estado colombiano e o Exército de Libertação Nacional (ELN).
Leia mais: Brasil registra os primeiros casos de crianças com varíola dos macacos
Márquez falou sobre o convite em um evento na Universidade do Chile, depois de se encontrar com Boric no Palácio de la Moneda, no marco da viagem que a vice-presidente eleita, que tomará posse em 7 de agosto, está realizando em diferentes países da região.
“Reconhecemos um avanço importante em termos de diálogos, de acordos. O Chile foi fiador desse diálogo. Saudamos com grande alegria que hoje o presidente Boric expressou não apenas sua vontade de nos acompanhar nesta tarefa de alcançar a paz, mas também oferece sua casa, o Chile, como sede das negociações de paz entre o Estado colombiano e o ELN”, enfatizou Márquez.
A viagem de Márquez começou na última terça-feira (26) no Brasil, quando se encontrou com o candidato presidencial e líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva.
Depois do Chile, a vice-presidente eleita viajará para a Argentina para se encontrar com o presidente Alberto Fernández, e depois seguirá para a Bolívia para um encontro com o vice-presidente daquele país, David Choquehuana, e o presidente, Luis Arce.
Leia também: MPF recomenda que WhatsApp adie nova ferramenta no Brasil para janeiro de 2023
REDES SOCIAIS