Governador da Califórnia declara emergência por varíola dos macacos
“Continuaremos a trabalhar para garantir mais vacinas, aumentar a conscientização e apoiar a comunidade LGBTQ no combate à estigmatização”, disse Gavin Newsom
02/08/2022 11h03
Gavin Newsom, governador da Califórnia, decretou estado de emergência por conta da varíola dos macacos. Segundo o decreto da última segunda-feira (1º), a decisão apoia o trabalho em andamento pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia e outros na administração para coordenar uma resposta de todo o governo à varíola e buscar vacinas adicionais.
“A Califórnia está trabalhando urgentemente em todos os níveis de governo para retardar a propagação da varíola, alavancando nossos testes robustos, rastreamento de contatos e parcerias comunitárias fortalecidas durante a pandemia para garantir que aqueles em maior risco sejam nosso foco para vacinas, tratamento e divulgação”, disse Newsom.
Leia também: Festa de volta às aulas da PUC incomoda vizinhança na Zona Oeste de SP
“Continuaremos a trabalhar com o governo federal para garantir mais vacinas, aumentar a conscientização sobre a redução de riscos e apoiar a comunidade LGBTQ no combate à estigmatização”, continuou o governador.
Califórnia é o segundo estado dos EUA com mais casos de varíola dos macacos. São mais de 820 registrados no estado, estando atrás apenas de Nova York, com 1.390.
Leia também: Apac emite alerta para pancadas de chuva forte em Pernambuco para esta terça-feira (2)
O que é a varíola dos macacos?
A Monkeypox é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Monkeypox começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
A doença pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. É transmitida para pessoas de vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
REDES SOCIAIS