Chile investiga a origem de sumidouro gigantesco em área de mineração
O sumidouro tem 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade
04/08/2022 10h59
Especialistas em geomecânica do Serviço Nacional de Geologia e Mineração estão investigando a origem de um sumidouro gigantesco no Chile.
O buraco está localizado em Tierra Amarilla, região do Atacama, a 800 quilômetros de Santiago.
Leia também: Senado americano vota a favor de adição da Suécia e Finlândia à OTAN
O local faz parte das terras da mineradora de cobre Alcaparrosa de Candelaria. No entanto, nenhum trabalhador foi afetado, mas a empresa suspendeu as atividades em um perímetro de 100 metros.
O sumidouro tem 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade e, segundo as autoridades locais, ele continua a se expandir.
Leia também: Mísseis de exercício militar realizado pela China caem no território do Japão, afirma imprensa
O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, demonstrou preocupação com o sumidouro: “Continua a crescer e é algo que não havia sido visto em nossa comunidade. Solicitamos que seja possível esclarecer qual é o motivo e por que ocorreu, quais são as razões, se o colapso é produto da atividade de mineração abaixo ou se é algo de outra natureza", disse Zúñiga.
A população mais próxima do evento mora a cerca de 600 metros de distância. Ainda segundo o prefeito, a comunidade sempre teve medo de viver em uma área cercada por jazidas de mineração e obras subterrâneas.
REDES SOCIAIS