Edson Fachin defende respeito ao resultado das urnas em outubro
“Diálogo sim, interferência jamais”, disse o presidente do TSE em reunião sobre democracia e transparência
05/08/2022 14h18
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, participou na manhã desta sexta-feira (5) do seminário “Eleições Gerais de 2022: Democracia e Transparência”, um dos painéis apresentados durante a 78ª Assembleia do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).
Durante a reunião de presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação das cortes regionais de todo o país, Fachin defendeu o respeito ao resultado das Eleições 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno) e reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia do país.
Leia também: Incêndio mata 14 pessoas e fere outras 40 em boate na Tailândia
“Nós vamos concluir as eleições, vamos diplomar os eleitos, vamos celebrar a democracia como condição de possibilidade do Estado Democrático de Direito amarrada à Constituição”, concluiu Fachin. “Diálogo sim, interferência jamais”, disse.
O presidente do TSE lembrou que o país bateu todos os recordes de atendimento e cadastro de novos eleitores e deu especial destaque ao alistamento de eleitores jovens, que em 2022 aumentou 51,13% em relação às últimas eleições gerais, realizadas em 2018.
“Essa fotografia de participação eleitoral reflete o que fizeram em todo o Brasil os Tribunais Regionais Eleitorais, o que fizemos em todo o Brasil todos nós da Justiça Eleitoral. A convocação foi atendida por jovens de todas as idades”, disse.
Leia também: PDT escolhe Ana Paula Matos para ser candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes
REDES SOCIAIS