Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Nelson Jr./SCO/STF
Reprodução/Flickr Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta sexta-feira (12) à Procuradoria-Geral da República (PGT) uma queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro feita pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19.

A Associação apresentou ao Supremo uma ação penal privada subsidiária da pública – processo previsto na Constituição quando não há ação do Ministério Público dentro do prazo legal.

O grupo afirma que o presidente cometeu nove crimes na gestão durante a pandemia de Covid-19, sendo eles:

Perigo para a vida ou saúde de outrem;

Subtração, ocultação ou inutilização material de salvamento;

Epidemia com resultado morte;

Infração de medida sanitária preventiva;

Charlatanismo;

Incitação ao crime;

Falsificação de documento particular;

Emprego irregular de verbas públicas;

Prevaricação (agir ou se omitir como funcionário público, contrariando a lei, para obter vantagem pessoal).

    De acordo com a Associação, o pedido sustenta que houve "inércia" da Procuradoria-Geral da República. Eles também afirmam que apresentaram representações ao Ministério Público (MP) e pediram informações sobre o caso, ainda sem resposta. Segundo o gurpo, "as inúmeras condutas do Presidente da República reveladoras de sabotagens e subterfúgios de toda ordem para retardar, frustrar e sabotar o processo de enfrentamento da pandemia da Covid-19".

    Leia também: Mulher de Guilherme de Pádua tira foto ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro

    Na denúncia, a associação diz ainda que "resta clara e cristalina a gestão propositadamente criminosa da crise sanitária que o Brasil enfrenta e a prática do tipo penal previsto no art. 319 do Código Penal [“Prevaricação”], por parte do querelado, especialmente demonstrada através da sua atuação contrária à disposição expressa de lei e aos seus deveres funcionais", relatam. 

    Leia também: Covid: Brasil registra 247 óbitos nas últimas 24h