Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O estudo é realizado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com entidades como Instituto Autoimune, que está recrutando jovens de 12 a 17 anos que podem ser inscritos para participar de um estudo para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Leia mais: China realiza novos exercícios militares perto de Taiwan após visita de americanos

Todos os voluntários vão passar por uma triagem antes dos testes. As inscrições dos interessados serão pela internet.

A vacina foi desenvolvida pela Valneva, indústria farmacêutica da Áustria. Ela utiliza vírus enfraquecidos. Logo que é aplicada, induz o organismo a produzir anticorpos, mas sem provocar a doença.

Podem participar dos testes adolescentes que não tenham doenças pré-existentes. Segundo os pesquisadores, esses jovens não podem ter as seguintes características:

- gestantes, tentando engravidar ou amamentando;

- condição clínica não controlada, instável ou histórico de artrite e artralgia;

- e estar fazendo terapia imunossupressora, como corticóides ou tratamento por radioterapia.

    É preciso preencher o formulário disponível na página da pesquisa. A expectativa é que o efeito da vacina dure cerca de dez anos. Depois de aprovada, ela será fabricada pelo Butantan.

    Leia também: Fuvest abre inscrições para o vestibular 2023 nesta segunda-feira (15)