Varíola dos macacos: OMS chama a atenção para “tendência de preocupação” com o Brasil
“É importante que todas as intervenções de saúde disponíveis sejam executadas”, afirma Rosamund Lewis
17/08/2022 13h50
A líder técnica para o enfrentamento da varíola dos macacos na Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (17) que o Brasil tem “tendência de preocupação” com relação à doença. Na ocasião, Rosamund Lewis falava em entrevista coletiva.
"Dos países que têm tendência de preocupação, o Brasil é um deles. É importante que todas as intervenções de saúde disponíveis sejam executadas e que os indivíduos recebam as informações para se proteger", ressaltou a técnica da OMS.
Leia mais: Pandemia: comércio perdeu mais de 400 mil empregos em 2020, aponta IBGE
“Inadequado”, diz Gonzalo Vecina sobre nomeação de doenças como a varíola dos macacos
Com 3.184 casos, o Brasil é a quarta nação que mais registrou contágios em todo o planeta, atrás de Estados Unidos, Espanha e Alemanha, com 3.213, 5.938 e 12.689, respectivamente. O país também foi o primeiro a registrar uma morte pelo monkeypox fora do continente africano.
Rosamund completou que "qualquer pessoa que esteja em contato próximo com uma pessoa com monkeypox pode ser exposta, seja no ambiente domiciliar ou no ambiente de trabalho". O vírus se transmite por qualquer contato de pele ou de mucosa com uma pessoa que tenha lesões.
REDES SOCIAIS