Roda Viva: Se for eleito, Ciro Gomes propõe criação de cinco milhões de empregos
Durante sabatina, o candidato à Presidência criticou ainda a Reforma Trabalhista
17/08/2022 15h33
O Roda-Viva desta segunda-feira (15) recebeu Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele é o segundo convidado da série de entrevistas do programa da TV Cultura com candidatos ao Palácio do Planalto.
No programa, o ex-governador falou sobre suas propostas para a geração de empregos. Hoje, o desemprego atinge 10,1 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi divulgado no final de julho e mostra que o desemprego recuou para 9,3% no 2º trimestre de 2022.
Leia mais: Eleições: Entenda crítica de Ciro Gomes aos auxílios no Roda Viva
“Hoje, há 14 mil obras paradas no Brasil. Eu vou fazer uma comissão de pessoas que farão um filtro de quais podem terminar mais rápido e as que podem fazer mais efeito na economia”, disse.
No entanto, o candidato não explicou como seria a criação das cinco milhões de vagas.
Ainda no âmbito dos empregos, Ciro Gomes criticou a Reforma Trabalhista, que foi aprovada em 2017, durante o governo de Michel Temer.
“Não houve reforma, é uma mentira que se pregou na sociedade brasileira. É hostil aos pobre e aos trabalhadores, desfez o contrato e empurrou milhões de brasileiros para a informalidade e destruindo o sistema. Ele vive da formalidade do mercado de trabalho, a fonte de renda é a carteira assinada, e a demografia jovem que não é mais verdade para o nosso país”, argumentou.
“Eu estou propondo um novo sistema previdenciário, que tem três pilares: um programa de renda mínima, que vai entrar como elemento de seguridade social; o regime de repartição transitório, com teto a depender de negociação, que vai valer para todo mundo que entrar no sistema; e, para quem quiser, um regime de capitalização publico, controlado pelo Controle Coletivo de Trabalhadores com contribuição patronal", acrescentou.
Confira outros pontos:
Leia também: Eleições: Confira o que Ciro Gomes disse sobre economia no Roda Viva
Quem é Ciro Gomes?
Advogado e professor universitário, começou a carreira política no início da década de 80. Foi deputado estadual duas vezes, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional e deputado federal.
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na manhã desta quarta-feira (17), aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente de Jair Messias Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto. Enquanto o ex-presidente da República tem 45% das intenções de voto, o atual chefe do Executivo conta com o apoio de 33% dos eleitores. Na sequência, aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%.
REDES SOCIAIS