Pesquisa mostra que 92% dos ucranianos creem na vitória da guerra contra a Rússia
Dentre os que acreditam na vitória, 31% dizem que o fim do conflito se dará ainda em 2022
23/08/2022 10h59
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Iniciativas Democráticas Ilko Kucheriv (DIF) mostra que mais de 92% dos ucranianos acreditam que o país vencerá a guerra contra a Rússia. Dentre eles, 31% acreditam que essa vitória se dará ainda em 2022.
Para 55% dos entrevistados pelo DIF, um eventual triunfo da nação invadida por Moscou seria configurado pela expulsão das tropas russas do território ucraniano, bem como a restauração das fronteiras da mesma maneira que elas eram antes da anexação da Crimeia, ainda em 2014.
Leia mais: Trump levou 300 documentos secretos da Casa Branca, afirma jornal dos EUA
Bolsonaro ironiza entrevista ao Jornal Nacional: "pronunciamento de William Bonner"
Ainda com relação ao significado de uma vitória diante do conflito no leste europeu, 20,5% dos entrevistados creem que a Ucrânia só será a vencedora da guerra quando exterminar as forças russas e causar uma rebelião na capital do país vizinho.
Outro questionamento foi o maior responsável pelo início da guerra. Enquanto 86% culparam Vladmir Putin, 42% destacaram os russos no geral. Já outros 18% atribuem a culpa aos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e 16% citaram os Estados Unidos.
REDES SOCIAIS