Taiwan diz que visita norte-americana reforça a determinação do país em se defender
Uma semana depois da visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, cinco outros parlamentares estiveram no território do país
27/08/2022 09h06
As visitas recentes de convidados dos Estados Unidos têm reforçado a determinação de Taiwan em se defender da China, disse a presidente Tsai Ing-wen nesta sexta-feira (26), ao se encontrar com a mais recente parlamentar norte-americana a chegar à ilha, em desafio a Pequim.
Leia mais: Moraes corrige decisão e permite publicidade do governo sobre os 200 anos da Independência
A China, que reivindica Taiwan como seu próprio território contra fortes objeções do governo democraticamente eleito em Taipé, lançou exercícios militares perto da ilha depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha no início de agosto.
Uma semana depois da visita de Nancy, cinco outros parlamentares estiveram em Taiwan e na noite da última quinta-feira (25) a senadora Marsha Blackburn pousou em Taipé.
"Nos últimos tempos, muitas figuras públicas de um amplo espectro da sociedade dos EUA visitaram Taiwan. Esses atos calorosos de bondade e firmes demonstrações de apoio reforçam a determinação de Taiwan de se defender", disse ela, em comentários transmitidos ao vivo nas páginas de mídia social de Tsai.
Os Estados Unidos, como a maioria dos países, não têm relações diplomáticas formais com Taiwan, mas são obrigados por lei a fornecer os meios para a ilha se defender.
Leia também: Artemis I lança as bases para a colonização da Lua
REDES SOCIAIS