Ciro Gomes responde sobre cobertura vacinal no Brasil: "É um desastre"
Percentual da vacinas Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, e contra Poliomielite, diminuiu nos últimos anos
28/08/2022 22h45
A TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo se unem e formam um pool para realizar o primeiro debate presidencial das Eleições 2022, neste domingo (28).
O evento, realizado no principal estúdio da Band, em São Paulo, coloca frente a frente, pela primeira vez, os principais candidatos ao Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Segundo bloco:
Seis jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responder terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem e todos comentam.
Assista ao trecho completo:
A jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, pergunta ao candidato Ciro Gomes sobre a cobertura vacinal. Nos últimos anos, o percentual da vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, caiu 71% em 2021, e não chegou a 50% neste ano. A imunização contra Poliomielite também diminuiu, hoje está abaixo de 60%. A apresentadora do Roda Viva quer saber como os discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as vacinas da Covid contribuíram para os números e o plano de Ciro para o Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Tudo está fora do lugar. A vacina é trivial. Eu fui governador, prefeito, nossa meta era cumprir 100% da vacinação. Ganhamos prêmios internacionais, na ONU. Cobrimos 100% da vacinação no Ceará, havia campanha, esclarecimento, era um grande mutirão. Sumiu tudo isso. É um desastre brasileiro.
“O Brasil era mencionado como exemplo em cobertura vacinal, a vacina está aí, mas infelizmente nós vimos propagandas contra a vacina. Propina na compra de vacinas. Isso é onde nós estamos.
Assista ao debate completo:
REDES SOCIAIS