Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Julia Rugai
Foto: Julia Rugai

Marcelo Tas conversa no Provoca desta terça-feira (30) com o jornalista, escritor e youtuber Eduardo Bueno, conhecido também pelo apelido de Peninha.

Na edição, ele fala sobre os 200 anos da Independência do Brasil, a sagacidade de Dom Pedro I, a origem do Centrão, declara seu voto para presidente do Brasil e mais. Vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Tas comenta com Bueno que Dom Pedro I é conhecido por seu lado conquistador, mas que ele era também um homem inteligente. Peninha concorda e explica: “Atilado, sagaz (…) é que ele era iletrado e inculto, porque a Dinastia de Bragança nunca deu bola para cultura, para leitura, tanto é que a Leopoldina chega com uma caixa de livros e os caras perguntam: "O que é isso?", ela diz: livros. E serve para quê?". Quase assim. Debochavam porque ela lia”, afirma.

Leia também: BTG/FSB: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro volta a diminuir e chega a sete pontos percentuais

Sobre a polarização política no país, ele diz: “Estou abrindo o meu voto claramente, eu votaria em qualquer coisa contra o atual presidente, e só tem, praticamente, uma outra opção, não é? Vai mudar, vai mudar várias coisas, óbvio, e acho que para melhor, mas vai mudar total o país? Não vai, né, e a gente vai ter mais quatro anos muito difíceis”.

Por fim, o apresentador pergunta quando surgiu o Centrão e Bueno responde: “O Centrão surgiu quase que desde sempre. A independência do Brasil é uma articulação do Centrão (...) que invejável, o Brasil fez a sua independência e mesmo assim se manteve unido, um país que é um continente, qual foi a cola? Foi a manutenção da escravidão, o Centrão, a Bancada Ruralista do Senado chegou para o Dom Pedro e disse: "Quer o nosso apoio, sem o qual você não vai conseguir nada? Quero. Então não toca nessa instituição sagrada que é a escravidão". Por isso o Centrão existe desde sempre, antes da chegada do Cabral. Cabral desembarcou e disse: " Ué, uns brancos ali", o pessoal disse: É, nós somos do Centrão”.

Leia também: Prazo para autodeclaração do Auxílio Caminhoneiro termina às 18h desta segunda (29)