Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Partido Comunista da China realizará seu congresso quinquenal a partir de 16 de outubro deste ano. Xi Jinping, presidente chinês, deve garantir seu terceiro mandato de liderança, consolidando seu lugar como o líder mais poderoso do país desde Mao Tsé-Tung.

As decisões a respeito do Partido Comunista são tomadas por um comitê chamado Politburo. Foi esse comitê que anunciou, nesta terça-feira (30), a data de início do congresso, que normalmente dura uma semana e acontece majoritariamente a portas fechadas no Grande Salão do Povo, na Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim.

Leia também: Bolsonaro volta a falar sobre investigação contra empresários: “Me bote no inquérito”

O presidente tem consolidado o poder de forma constante desde que se tornou secretário-geral do partido há uma década, eliminando qualquer oposição faccional conhecida ao seu comando. Ele deve exercer um controle amplamente incontestável sobre as principais nomeações e diretrizes políticas em um congresso que muitos observadores da China comparam a uma coroação.

Nos últimos tempos a China vem enfrentando alguns problemas que têm abalado o caminho dele para um terceiro mandato, devido aos crescentes atritos com o Ocidente e tensões sobre Taiwan; a perda de dinamismo na economia, pandemia de Covid-19 e os poucos protestos que estão se tornando públicos. 

Com poucas mudanças esperadas na direção política ampla, os principais resultados do Congresso girarão em torno do grupo que se junta a Xi no Comitê Permanente do Politburo e quem substitui o primeiro-ministro Li Keqiang, que deve se aposentar em março.

Leia também: Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos